A tapioca anda sendo propagada como uma ótima opção para substituir o pão porque não contém glúten (um dos culpados pelo nosso inchaço) e também pelo fato de não ter gordura. Mas tem que tomar cuidado com o recheio, senão todos estes benefícios vão para o saco. E também vale lembrar que essas dietas malucas que excluem o glúten não estão com nada se você não tiver uma alimentação equilibrada e com boa variação de nutrientes.
Eu inventei um recheio bem simples, e optei pelo molhinho de tomate natural. Quanto menos produtos industrializados na cozinha, melhor o sabor. Esta receitinha dá pra duas pessoas. Divide aí essa segunda delícia com alguém para não pecar pelo excesso!
A nutricionista Carolina Favaron, do Gluten Free, foi quem fez o cálculo desta receita, que ficou com 163 calorias (cada uma). Essa é uma boa opção para um jantar leve. Mas se ela for para a marmita do almoço, e você quer um pouco mais de “sustança”, você pode acrescentar um pouco de fibra, acrescentando chia, linhaça, ou aveia. Lá vai!
Tapioca com peito de peru light
Ingredientes
1 tomate
Uma pitada de sal (quanto menos melhor)
Manjericão a gosto
1 colher (sobremesa) de requeijão light
Alho e cebola
1 fatia de peito de peru (light, de preferência)
Massa pronta de tapioca
Modo de preparo
Primeiro faça a tapioca. É só espalhar os grãos em uma frigideira antiaderente em fogo baixo e virar quando a massa estiver compacta. Recheio: tire a casca do tomate e corte em pedaços médios. Refogue o alho e a cebola em um fio de óleo. Quando dourar, despeje o tomate e o sal, e deixe refogar até que os pedaços comecem a dissolver. Desligue a panela. Acrescente o requeijão e o manjericão no molho, misture tudo até que fique homogêneo. Montagem: coloque uma fatia de peito de peru na tapioca e jogue este molhinho por cima.