Em busca de entender um pouco mais dessa nova modinha, fiz um curso recentemente. Descobri que um alimento funcional nada mais é do que aquele que, além de suas funções nutricionais, tem alguma outra substância que é benéfica para saúde.
Estou simplificando, obviamente, o estudo sobre eles é bem mais complexo do que isso. Mas assim fica mais fácil de entender, até para procurar se informar sobre quais são estes alimentos e começar a incluí-los mais na alimentação.
O tomate, por exemplo. Além de tudo que ele nos oferece em termos de vitaminas e nutrientes, ele também é rico em licopeno, que, entre outros benefícios, já teve seu consumo associado ao combate de vários tipos de câncer.
Dito isso, vamos a uma receita que fiz inspirada na desenvolvida por Eliane Cristina dos Santos, nutricionista pós-graduada em práticas gastronômicas e professora da Famesp.
Digo ‘inspirada’ porque fiz algumas adaptações, troquei algumas quantidades e ingredientes na tentativa de deixar a receita um pouquinho mais leve.
Ainda assim achei calórica, mas vale lembrar que caloria não é tudo: é melhor um prato calórico, porém nutritivo, do que um cheio de ‘calorias vazias’, ou seja, sem valor nutricional.
Também trata-se de um prato que leva creme de leite – ainda que eu tenha usado o light – e queijo parmesão (pô, arroz de forno, né gente? Almoço de domingo!). Também vai carne, ou seja, é uma refeição que dispensa outros acompanhamentos.
Além do tomate, o alho-poró e a noz-moscada também são funcionais.
Arroz integral funcional
Ingredientes
400 g de arroz integral
400 g de carne moída (já refogada)
1 talo de alho poró
1 fio de óleo
2 tomates sem pele picados em cubinhos
1 lata de creme de leite light
Noz-moscada, sal e pimenta a gosto
100 g de parmesão ralado na hora
Cebolinha fresca a gosto
Modo de preparo
Corte o alho poró em fatias finas e refoque o arroz nele, com o fio de óleo. Quando o arroz tiver pronto, junte todos outros ingredientes, menos o parmesão e a cebolinha. Mexa bem até que os ingredientes se incorporem. Coloque em uma travessa grande, polvilhe com o queijo e coloque no forno por uns 20 minutinhos, até gratinar o queijo. Sirva com cebolinha fresca.
Obs: usei carne moída pronta porque sempre tenho congelada no freezer. Se você for fazer na hora, pode fazer refogadinha no alho e cebola, com pouco óleo. Também costumo usar patinho que tem menos gordura.
Rendimento: 6 porções de 330 g
Valor calórico por porção: 641 calorias por porção
Colaborou com este post: Juliana Cristina da Costa, nutricionista do Programa de Saúde Alimentar Viva Melhor – Risa Restaurantes Empresariais