comer
Leave a comment

Comece a semana com um “sanduba de salada” levinho

Segunda-feira é o dia internacional da dieta, mas que tal aproveitar para ir um pouco além da contagem de calorias e conhecer de verdade o que coloca no prato?

Há interesse? Se sim, tenho duas dicas para você. Uma é esse delicioso sanduba: prático, saudável e sem carne. Essa receita foi desenvolvida pela consultora em alimentação infantil Mayra Abucham, que na última sexta-feira (15) lançou o movimento Segundinha Sem Carne.  

A ideia é conscientizar pais e filhos sobre o impacto de suas escolhas alimentares, a partir de um consumo mais equilibrado da proteína animal. Além de ações em escolas, ela sempre vai dar no site receitinhas vegetarianas, para ajudar quem quer fugir um pouco do clássico arroz, feijão e bife!

Esta iniciativa da Mayra é uma parceria com a ação “mãe”, digamos assim, desta história toda: o Segunda Sem Carne, que é um movimento mundialmente conhecido. Ele propõe que as pessoas passem a segunda-feira sem comer carne e produtos de origem animal, para contribuir na diminuição dos impactos que o consumo exagerado traz para os animais, para a saúde e para o planeta.

A campanha está presente em 35 países e, no Reino Unido é encabeçada por ninguém menos do que Mr. Paul McCartney. Se você tem interesse em conhecer mais, dá uma olhada no site e também pegue algumas dicas de receitas no site da Sociedade Vegetariana Brasileira, que é parceira do movimento.

Foto: Elisa Correa/Mayra Abucham Alimentação Infantil

 

Sanduba de salada

Ingredientes
6 unidades de pão sírio
1 xícara (chá) de queijo branco fresco (ou ricota)
1/4 xícara (chá) de leite
1/4 xícara (chá) de beterraba ralada com a casca
1/4 xícara (chá) de cenoura ralada com a casca
1/4 xícara (chá) de espinafre pré-cozido e picado (folhas e talos)
1 colher (chá) de cebolinha fresca picada
1/2 xícara (chá) de brotos de beterraba ou agrião (pode substituir por outra folha)
1 colher (sopa) de sal
Noz-moscada ralada (moída na hora, de preferência)

Modo de preparo
Abra os pães ao meio, separando em duas “folhas”. Reserve. Bata bem no liquidificador o queijo com o leite até virar um creme. Tempere com sal e noz-moscada. Para a montagem, disponha cada “folha” do pão, espalhe o creme de queijo, cubra com os legumes ralados, o espinafre e as folhas. Tempere a gosto. Enrole como um rocambole e corte ao meio para servir.

Obs. Se preferir, substitua o queijo batido com o leite por requeijão ou queijo cremoso.

Rendimento: 12 porções
Dificuldade: Fácil
Tempo: 15 minutos

Food Inc
A segunda dica de hoje é um documentário de 2010, mas muito atual e totalmente dentro deste assunto. Ele se chama Food Inc e fala um pouco sobre a indústria da alimentação, sobretudo a da carne, mostrando algumas das atrocidades praticadas na criação e no abate dos bichos.

Eu não sou vegetariana, mas meu consumo de carne é moderado justamente porque acredito que o que eu coloco na minha mesa tem tudo a ver com essa indústria. E conhecendo cada vez mais este tema, a gente sente que não há dieta que cure a saúde do nosso planeta: é preciso que cada um faça sua parte. E é pra ontem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *