Recentemente eu fiz um curso muito interessante de Aproveitamento Integral de Alimentos. Nele, eu comprovei algo que já desconfiava: a gente realmente joga muita comida fora à toa.
Por exemplo, talos, cascas e folhas que, por hábito, não temos costume de comer, mas que na maioria das vezes estão carregados de vitaminas.
Pretendo dar muitas dicas e receitas neste sentido para incentivar as pessoas a desperdiçarem menos na hora de cozinhar. Hoje vou falar dessa receitinha maravilhosa de cenoura, que foi pro forno com casca e tudo! #semdesperdício é um lema que eu tento seguir à risca.
Além de ser prática e muito saborosa, deixa a casa com um cheiro maravilhoso. Usei alecrim fresco – comprei uma mudinha na feira e tenho que aproveitar enquanto ele está sobrevivendo! (não sou muito boa com plantas, essa é uma frustração que pretendo resolver, talvez num curso de jardinagem, talvez na terapia, rs).
O legal dessa receita também é que ela é um jeito diferente de comer a cenoura. Geralmente estamos habituados a servi-la crua, na salada, ou cozida junto com outros legumes. Assada, ela ganha todo um novo charme. Olha aí.
Cenoura assada com mel e alecrim
Ingredientes
2 cenouras grandes
1 colher (sopa) de mel
2 dentes de alho amassados
Alecrim fresco a gosto
Sal a gosto
1 fio de azeite
Modo de preparo
Lave bem a casca das cenouras, com água corrente e com a buchinha sem detergente (você não precisa colocar mais um produto químico no seu alimento, que já sofre com a ação dos agrotóxicos).
Corte-as em fatias finas e espalhe em uma forma, em cima de um papel alumínio. Junte o alho amassado, o sal, o mel, o azeite e o alecrim. Misture bem com as mãos, feche o papel e coloque no forno por 15 minutos. Depois é só servir!