Eu sempre achei batata rosti a coisa mais linda do mundo, mas nunca me arrisquei a fazer porque eu achava que dava muiiiito trabalho. E vamos combinar que pratos que exigem acrobacias não é para amadores.
Mas esses dias resolvi testar fazendo na air fryer, e, apesar de algumas dificuldades que abrirei aqui com todo meu coração, foi menos caótico do que eu imaginava. E o sabor ficou muito bom!
E o bom da batata rosti é que você pode rechear com o que tiver na frente: mussarela, tomate e orégano, carne moída, carne louca, palmito…huuum! Eu fiz com frango porque já tinha pronto no freezer. Mas use sua criatividade!
Batata rosti com frango na air fryer
Ingredientes
3 batatas médias
Sal e azeite a gosto
Recheio
Usei uns 200 g de frango desfiado (já estava pronto e temperado), meia cebola em fatias bem fininhas e um pedaço pequeno de provolone ralado.
Modo de preparo
Descasque as batatas, corte em cubos médios e deixe cozinhar por uns 5 minutos depois que abrir fervura (espete com o garfo e veja se ela está um pouco macia, mas dura o suficiente pra você conseguir ralar).
Tire da panela e espere esfriar um pouco, então rale no ralador. Pincele com um fio de azeite o fundo da forma da panela. Espalhe metade da batata até cobrir toda a forma, pressionando bem. Coloque o recheio no centro. Cubra com o resto da batata.
Dificuldade number one: Esticar a batata para que fique no formato da forma não é a coisa mais fácil do mundo, porque ela fica meio grudenta. Mas vá espalhando com uma colher de pau ou espátula de silicone COM FÉ que no fim dá certo e fica mais ou menos assim, ó:
Programe para 15 minutos a 180 graus. Aí que vem a…
…Dificuldade number two: VIRAR também não é tão simples. Eu usei um prato e só depois que virei lembrei que eu teria que VOLTAR a batata pra forma (inteligência pura). Não foi fácil, achei que ia despedaçar inteira, mas o que eu percebi é que mesmo que ela despedace um pouco, você consegue moldar com uma espátula e volta tudo pro lugar. Daí mais 15 minutos, na mesma temperatura.
O que importa, no fim, mesmo que ela fique um pouco atropelada (como podem notar na foto) é que fica muito saboroso!
A batata desfiadinha fica com uma textura incrível. A dica da cebola também foi boa, ela dá um sabor a mais para o recheio. E o melhor é que não vai gordura né?
Na hora de servir, dispensei o arroz, mas fiz uma bela salada. A Raquel Labonia, nutricionista da WellMove, deu seu veredicto e disse que ficou com vontade de comer a batata rosti às 9h da manhã ao ler a receita quando eu mandei. 😀
“É um prato equilibrado, porque tem carboidrato e proteína. Pelo fato de a batata não ter fibra, é interessante comer junto com a salada. E se você acrescentar algum vegetal cozido vai enriquecer ainda mais a refeição, com mais nutrientes e minerais. E o legal de fazer na air fryer é que usa pouca gordura e mantém as propriedades do alimento.” |
- A minha panela é da Mondial (não é um post patrocinado, mas Mondial, me liga! Rs). A forma é grandinha, então, para preencher ela toda teria que usar 4 batatas pequenas ou 3 grandes. Eu sei três pequenas e foi meio difícil preencher, mas é aquilo: prefiro fazer uma batata mais feínha e comer só o suficiente do que fazer uma incrível esteticamente mas depois ter que repetir 3 vezes por dó de jogar fora. Mas aí é livre escolha! Só estou dando as dicas “técnicas” (cof, cof) para que você tenha noção de volume.