Tudo que é saudável é sem graça, e tudo que é gostoso engorda – é isso que a cultura das dietas nos ensinou. Eu sou e sempre fui veemente contra esse tipo de raciocínio. Prova disso é essa receita de couve-flor assada com molho de tahine e amêndoas que eu alegremente descobri folheando um livro numa manhã de domingo.
Alimentar-se bem vai além de tentar atingir um corpo perfeito. Essa receita é um exemplo de uma opção leve e que foge à regra que diz que pratos saudáveis não podem ser gostosos.
Ela é leve, rica em nutrientes e uma prova de que é possível comer de maneira saudável e prazerosa ao mesmo tempo.
Sendo assim, vamos pra receita? E por falar em receita, eu sou do tipo que não as segue, as uso como um ponto de partida para criar uma versão minha, levando em conta o que tenho na geladeira, e o quanto estou munida de tempo e de paciência.
Então, sugiro que faça o mesmo: veja a minha versão da receita de couve-flor assada com molho de tahine e amêndoas e ajuste as medidas e temperos ao seu gosto!
Couve-flor com molho de tahine e amêndoas crocantes
Ingredientes
1 couve-flor
Sal, pimenta e azeite a gosto
Molho
2 colheres (sopa) de tahine
1 limão
1 pitadinha de sal
Água até dar o ponto cremoso
Amêndoas
1 fio de azeite
1 dente de alho amassado
1 xícara de amêndoas em lâmina
1 pitada de sal
Modo de preparo
Separe os floretes da couve e lave bem em um escorredor. Em uma bacia, tempere com sal, pimenta e azeite. Mexa bem. Depois, espalhe em uma forma retangular grande, de modo que elas fiquem bem distribuídas. Eu usei papel manteiga para não grudar (recomendo). Asse por 10 minutos em forno médio. Ao final desse tempo, mexa bem, e asse por mais 10 a 15 minutos. Eu fiz dessa maneira e o meu ponto ficou al dente, elas não chegaram a dourar.
Preparo do molho: em uma tigela pequena, coloque o tahine, o suco do limão espremido, e o sal. Coloque um pouquinho de água e mexa bem com um fué. Parece que não vai misturar no começo, porque o tahine é bem denso, mais vai! Eu usei menos que uma xícara de água, mas fui colocando aos poucos, até sentir que o molho estava líquido, mas cremoso ao mesmo tempo.
Preparo da amêndoa: em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e um dente de alho bem amassado. Quando tiver dourado, acrescente as amêndoas e vá mexendo bem até que comecem a ficar marrons, ou seja, tostadinhas. Cuidado para não passar do ponto, pois pode amargar. Quando sentir que estão tostadas e crocantes, desligue, salpique um pouquinho de sal e mexa bem.
Montagem: coloque o couve-flor em uma travessa, acrescente o molho e as amêndoas. E seja feliz!
Obs.: se você não usar toda a amêndoa, pode guardar um pouco em um pote hermético e utilizar em saladas e massas. Fica uma delícia!
A Marmiteira que reside em mim
Embora faça bastante tempo que eu não atualize a editoria “comer” deste digníssimo site, a Marmiteira que reside em mim nunca me deixou.
Estou constantemente buscando novas ideias de pratos no Pinterest, no TikTok, em livros, e também nas inspirações de “carne e osso”, como a minha amada e idolatrada mãe.
O fato é que no último ano, tenho me dedicado à divulgar o meu livro, o Além do Like, que essencialmente fala sobre padrões de beleza e autoestima feminina.
Mas afinal, o que a pressão estética tem a ver com alimentação? Se você está chegando aqui agora, certamente está se fazendo essa pergunta. É provável que você não saiba que eu comecei a escrever sobre alimentação saudável e sobre a cultura das dietas láaaa atrás, em 2014, no meu antigo site chamado “Marmiteira”.
Por consequência, o interesse por receitas saudáveis me levou a querer estudar mais o que está por nossas escolhas alimentares. Sendo assim, respondendo à pergunta acima: pressão estética e alimentação têm tudo a ver.
Escolhas saudáveis e sabor garantido
Certamente tudo que o comemos está permeado pelo bombardeio de informação (e desinformação) que recebemos por meio da mídia e das redes sociais sobre o que é entendido sobre “saudável”.
Essa é uma discussão longa e que eu aprofundo de forma mais ampla no meu livro, mas, para quem quer ter uma relação mais saudável com a comida, eu sugiro experimentar mais.
Enfim, dar uma chance aos alimentos que você acha “sem graça”. Uma receita de couve-flor, a princípio, pode parecer pouco atrativa. Mas basta dez minutos a mais na cozinha (literalmente) para tornar este prato suculento e crocante ao mesmo tempo.
Vai por mim. 😉
Pronta para melhorar sua relação com a comida e com o espelho?
Meu livro não é um livro de receitas, muito menos um guia prático sobre como conquistar autoestima. Ainda assim, ele pode ser uma ferramenta importante para quem quer “desver” a cultura das dietas e voltar a comer sem culpa, mas de forma consciente e com qualidade.
Dediquei uma boa parte dele à alimentação, muito embora ele inclua diversos outros fatores da nossa vida que são atravessados pela pressão estética – como a forma como encaramos a atividade física, as redes sociais e as nossas relações sociais.
Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui. E se quiser garantir seu exemplar, me manda uma DM pela minha página no Instagram!
Inspiração da receita de couve-flor assada com amêndoas crocantes
Essa receita foi inspirada em uma do livro “The California Farm Table Cookbook: 100 Recipes from the Golden State”, da escritora e fotógrafa de comida Lori Rice.
Como eu moro na Califórnia, este livro está me mostrando o quanto a culinária daqui tem a ver com meu estilo de vida: leve, vibrante e cheio de sabor. 🙂
Leia mulheres. ♥️