Eu não entendo muito bem quando a pessoa fala que não tem tempo pra fazer um suco natural e prefere se render às caixinhas industrializadas carregadas de açúcar e com quase nada de fruta.
Ok, suco de laranja dá trabalho, ficar lá espremendo…espremendo…mas gente, suco de maracujá? Abre o bichinho, bate com água e depois coa pra sair as sementes. Melancia? Mesmo processo (se acrescentar gengibre então fica mais maravilhoso ainda).
Suco de limão. Fácil também ✓. De morango ✓. Acerola ✓. Abacaxi…Ok, descascar o abacaxi não é das tarefas mais fáceis do mundo, não é a toa que a expressão é usada para designar, segundo o Aurélio, “problema, bucha, pepino, deu ruim, tô lascado”. Mas o sacrifício compensa, não? São dez minutos de tarefa para vários de muito prazer.
E quando se junta duas frutas então? Aí fica maravilindo! Minha dica de hoje é um suco de maracujá com banana, amarelinho, cheio de sabor e muito refrescante.
Suco de maracujá com banana
Ingredientes
1 maracujá
2 bananas (usei congeladas que eu tinha no freezer)
Adoce a gosto (usei Stevia; neste texto aqui pedi que nutricionistas me ajudassem a entender que tipos de açúcar ou adoçante são mais interessantes para a nossa saúde)
600 ml de água
Modo de preparo
Bata tudo no processador e depois coe para retirar as sementes do maracujá. Done! ✓
Sem desperdício: de comida e de tempo!
Às vezes eu faço a louca na feira ou no mercado e me esqueço que, em casa, somos apenas duas pessoas.
É raro acontecer isso, e com algum tempo de cozinha eu aprendi a me planejar bem pra não comprar nada em excesso.
Mas quando isso acontece e eu percebo que tem alguma fruta querendo passar do ponto na fruteira, eu rapidamente corto e congelo.
Dá pra fazer isso com várias frutas. Já testei melancia, manga, morango, acerola, maracujá e banana. O bom de fazer isso é que você sempre terá a fruta in natura para bater com água ou leite e tomar um belo suco ou vitamina.
Uma coisa é fato, tenho que ser sincera: a banana altera um pouco do gosto quando vai pro freezer, não dá pra negar. Mas para o meu paladar, continua gostosa, eu adoro banana então não me incomodo se ela não estiver exatamente fresca.
Sim, é infinitamente melhor comer uma fruta fresca do que congelada. Mas é melhor comer fruta congelada do que comer fruta nenhuma. 😉