alimentação
Leave a comment

Gibi online ajuda crianças a comer melhor; confira: é grátis

Frequentemente assisto ao programa Socorro, Meu Filho Come Mal, no GNT, que se propõe a reeducar a alimentação de crianças. Fico meio desesperada.

Com uma variação aqui, outra ali, a cena se repete: mães enlouquecidas com um aviãozinho de arroz e feijão em punho; crianças chorando loucamente diante de uma folha de alface ou coisa parecida.

Fico procurando de quem é a culpa: da mãe? Da criança? Da indústria, que seduz os pequenos com produtos industrializados cada vez mais artificiais e coloridos? Como não tenho filhos, acabo sem saber a resposta. E acho que se os tivesse saberia menos ainda!

Mas acredito que se as escolas tivessem uma disciplina focada em educação alimentar, o mundo teria menos pessoas sofrendo com obesidade, hipertensão, colesterol alto e todas as outras doenças ligadas aos hábitos alimentares errados.

Felizmente, tem bastante gente prestando atenção nisso, mesmo fora da educação formal. A Mayra Abucham é uma delas. Ela é consultora em alimentação infantil, e vive envolvida em mil projetos para familiarizar a criançada com os alimentos de verdade.

Uma das novidades que ela lançou recentemente foi o gibi digital #porumageracaomaissaudavel, que pode ser baixado gratuitamente neste endereço aqui.

A ideia é adaptar o tradicional livro de culinária para a linguagem infantil, segundo ela, “para incentivar as crianças a se envolverem ativamente no processo da alimentação, construindo bons hábitos alimentares desde a infância.” A primeira versão tem cinco receitas, com linguagem e abordagem voltadas para o universo infantil. Para a volta as aulas, Mayra já promete uma nova edição.

Com ilustrações de Tiago Soares, o projeto nasceu com uma iniciativa encabeçada por Mayra na comunidade do Heliópolis, em São Paulo, que tinha como objetivo dar uma visão maior sobre os alimentos e algumas técnicas de cozinha para donas-de-casa.

Então que tal aproveitar o início do ano e as férias da molecada para começar a incentivar o contato e o consumo de alternativas mais saudáveis? 

No gibi, a batatinha frita dá lugar à de forno; o nuggets de caixinha dá vez ao caseiro (feito com peito de frango, e não com partes duvidosas da ave); no lugar do picolé cheio de açúcar e corante, tem um feito com água de coco e frutas; também tem um suco de maracujá diferente e até refrigerante caseiro de morango. 

Além do sabor e do valor nutricional embutido nisso tudo, o ato de preparar a própria comida também pode ser muito divertida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *